SEO - Em busca da primeira página do Google
Sobre o curso
O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização para mecanismos
de busca, é definido como um conjunto de técnicas que são aplicadas tanto na tecnologia de
sites/portais quanto na produção e publicação dos conteúdos com o objetivo de entregar
resultados mais relevantes aos mecanismos de busca como o Google, melhorando o
posicionamento de seus canais nos resultados de busca.
Neste curso, os alunos realizam, na prática, estratégias de indexação de conteúdo a partir de
necessidades individuais sobre seus temas e canais.
O que você vai aprender?
- Compreender a importância de estabelecer práticas melhores de indexação e a lógica
humana por trás do mecanismo de busca - Desenhar estratégias de reputação, relevância, legibilidade e encontrabilidade
- Produzir os melhores títulos, titles, description, slug e textos, de acordo com os
objetivos do projeto
- Propor soluções criativas de produção de conteúdo indexável
- Compreender todo o processo de indexação de conteúdo para executar trabalhos ou
realizar contratações de qualidade - Orientar profissionais de desenvolvimento para realizar ajustes necessários em
plataformas de tecnologia

Prof. Marcelo Vitorino
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.
Metodologia
Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.
Carga Horária
2h30min
Programa Completo
Módulo 1: Construindo reputação do seu site nos mecanismos de busca
- Como as pessoas pesquisam no Google
- Os principais parâmetros de SEO
- Ferramentas de análise de SEO
- Boas práticas de SEO (checklist)
Módulo 2: Em busca da primeira página do Google
- Estratégia por trás do conteúdo
- O texto para engajamento
- Como compor um conteúdo
- Técnicas de indexação