Monitoramento
Sobre o curso
Monitorar uma ação, é preciso para avaliar se conseguimos ou não chegar nos resultados e metas que definimos no início do projeto. Mas o monitoramento estruturado adequadamente, tem inúmeras funções estratégicas, como identificar oportunidades de negócios, perceber princípios e até entender o comportamento dos consumidores e eleitores.
Neste curso, será apresentado exemplos reais de monitoramento, além de uma lista de ferramentas pagas e gratuitas, para te auxiliar à tomar a melhor decisão na hora de escolher sua ferramenta. Também será apresentado os tipos de relatórios e como montá-los para apresentar aos seus clientes.
O que você vai aprender?
- Entender as demandas do mercado de marketing político e eleitoral digital
- Identificar oportunidades e ameaças à imagem de um político, de um candidato ou de uma campanha
- Detalhar ações de contrainformação e apresentar soluções específicas para cada tipo de ataque
- Detalhar estratégias de gestão e soluções de crise de imagem.
- Orientar quanto às tomadas de decisão sobre monitoramento e elaboração de
relatórios.

Prof. Marcelo Vitorino
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.
Metodologia
Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.
Carga Horária
1 hora
Programa Completo
Estruturando o monitoramento online
- Introdução
- Usos do monitoramento
- Como montar um monitoramento
- Métricas e qualificações
- Relatórios