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Sobre o curso

O debate político de ideias e projetos acontece hoje, em boa parte, nos canais digitais, com a ampliação de cidadãos interessados em participar ativamente das ações políticas, utilizando smartphones, tablets e computadores conectados para fazer valer as suas opiniões, fiscalizando a atuação de políticos, produzindo e disseminando informações.

Essa mudança na cultura de produção e consumo de conteúdo torna necessário o desenvolvimento de ações que atendam a expectativa de diálogo permanente com indivíduos e grupos que compõem a sociedade civil.

Em comparação ao processo de comunicação executado durante períodos eleitorais, a comunicação de mandato é muito mais complexa e requer um planejamento bem trabalhado para ter eficiência e eficácia, dado que, a atenção dos cidadãos se dispersa com o fim da eleição, mas a necessidade de se comunicar aumenta.

Os canais próprios, quando bem trabalhados, cumprem o papel de informar e dialogar com os cidadãos, estabelecendo vínculos duradouros e senso de comunidade digital.

Com o curso, você aprenderá a planejar ações de comunicação do mandato a médio e longo prazo, estabelecer os recursos, os meios e os profissionais necessários para execução de cada etapa e mensurar o resultado das ações.

Resultados esperados

O que você vai aprender?

  • Definir a imagem alvo do mandato e de seu representante
  • Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação
  • Planejar ações de comunicação e marketing do mandato
  • Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político
  • Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação
  • Identificar profissionais e montar sua equipe de acordo com seus objetivos
Guia do Marketing Político

Prof. Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.

Metodologia

Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.

Carga Horária

6 horas

Programa Completo

Módulo 1: Conceitos

  1. A sociedade do espetáculo e o culto da emoção
  2. A mídia como parte da construção de reputação
  3. A verdadeira lógica transmídia: da internet para a rua
  4. A armadilha dos factóides, o político como não político

Módulo 2: Entendendo a comunicação política de mandato

  1. A quem interessa, o que e quando
  2. O caminho da popularidade
  3. Os pilares da comunicação de mandato: Informação, Presença e Exposição, Relacionamento, Reputação, Pesquisa

Módulo 3: Mapeando o ambiente que será trabalhado

  1. Definição de públicos de interesse baseados em cenário eleitoral
  2. Definição de públicos de interesse baseados em grupos de interesse
  3. Definição de públicos de interesse baseados em temas
  4. Identificação de ameaças, oportunidades, fraquezas e forças do mandato
  5. Mapeamento de stakeholders segmentados por atuação política
  6. Definição de ponto de partida (desk research

Módulo 4: Definindo objetivo, estratégias e ações de comunicação e marketing do mandato

  1. Definição de objetivo de médio e longo prazo
  2. Identificação da imagem alvo de acordo com públicos de interesse
  3. Planejamento de estratégias macro
  4. Planejamento de ações
  5. Mapeamento de ações X públicos X atuação política X cenário eleitoral

Módulo 5: A implementação

  1. Estruturação de gabinete técnico
  2. Funções, competências e responsabilidades
  3. Divulgação e seleção de vagas
  4. Fluxo de operação
  5. Organograma funcional
  6. Orçamento vs investimento
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