WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte está on-line para responder as suas dúvidas.
Alguma dúvida? Fale com a gente!

Sobre o curso

A cada eleição novas regras e desafios são colocados aos candidatos e aos profissionais de campanha. Em 2020, nas eleições municipais, o cenário não é diferente. A descrença do eleitorado na classe política aumenta, aliada às restrições de financiamento eleitoral e às novas regras que impedem coligações partidárias, culminarão em um ambiente muito competitivo, que demanda planejamento profissional para que campanhas se sobressaiam ante os adversários.

O curso Planejamento de Campanha e Mobilização Eleitoral 2020 aborda os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral e prepara candidatos e profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias para as campanhas de arrancadareeleição e retirada.

O que você vai aprender?

  • Produzir um planejamento de ações de marketing político eleitoral para campanhas municipais
  • Determinar quais as melhores estratégias para impactar os eleitores
  • Priorizar ações de acordo com sua capacidade de execução e necessidade
  • Entender o que os eleitores desejam das candidaturas
  • Entender como funcionam as campanhas políticas tradicionais e as digitais
Guia do Marketing Político

Prof. Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.

Metodologia

Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.

Carga Horária

5h

Programa Completo

Módulo 1: Introdução e conceitos

  1. Contexto das campanhas eleitorais
  2. Calendário eleitoral 2020
  3. Uso da internet nas campanhas
  4. Campanha transmídia

Módulo 2: Coleta de informações

  1. Como fazer um diagnóstico
  2. Pesquisa para definição dos elementos da candidatura
  3. Pesquisa sobre agentes políticos envolvidos na campanha
  4. Pesquisa de influenciadores e imprensa
  5. Análise SWOT para campanhas eleitorais
  6. Como definir as premissas para começar o planejamento

Módulo 3: Planejamento estratégico de campanhas municipais

  1. Como traçar o planejamento estratégico
  2. Exemplos de planejamentos para legislativo municipal (vereadores)
    • Estratégias por tamanho de cidades: pequena, média e grande
    • Estratégias por tipo de campanha: arrancada e reeleição
  3. Exemplos de planejamentos para executivo municipal (prefeitos)
    • Estratégias por tamanho de cidades: pequena, média e grande
    • Estratégias por tipo de campanha: arrancada, reeleição e retirada
  4. Fases da campanha (pré-campanha e campanha)
  5. Como aplicar as etapas da comunicação na campanha eleitoral

Módulo 4: Planejamento por fase

  1. Ações da fase de aquecimento
  2. Ações da fase de pré-campanha
  3. Ações da fase de campanha
error: Conteúdo protegido!