Planejamento de Campanhas Municipais
Sobre o curso
A cada eleição novas regras e desafios são colocados aos candidatos e aos profissionais de campanha. Em 2020, nas eleições municipais, o cenário não é diferente. A descrença do eleitorado na classe política aumenta, aliada às restrições de financiamento eleitoral e às novas regras que impedem coligações partidárias, culminarão em um ambiente muito competitivo, que demanda planejamento profissional para que campanhas se sobressaiam ante os adversários.
O curso Planejamento de Campanha e Mobilização Eleitoral 2020 aborda os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral e prepara candidatos e profissionais para planejar, desenvolver ou coordenar estratégias para as campanhas de arrancada, reeleição e retirada.
O que você vai aprender?
- Produzir um planejamento de ações de marketing político eleitoral para campanhas municipais
- Determinar quais as melhores estratégias para impactar os eleitores
- Priorizar ações de acordo com sua capacidade de execução e necessidade
- Entender o que os eleitores desejam das candidaturas
- Entender como funcionam as campanhas políticas tradicionais e as digitais

Prof. Marcelo Vitorino
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.
Metodologia
Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.
Carga Horária
5h
Programa Completo
Módulo 1: Introdução e conceitos
- Contexto das campanhas eleitorais
- Calendário eleitoral 2020
- Uso da internet nas campanhas
- Campanha transmídia
Módulo 2: Coleta de informações
- Como fazer um diagnóstico
- Pesquisa para definição dos elementos da candidatura
- Pesquisa sobre agentes políticos envolvidos na campanha
- Pesquisa de influenciadores e imprensa
- Análise SWOT para campanhas eleitorais
- Como definir as premissas para começar o planejamento
Módulo 3: Planejamento estratégico de campanhas municipais
- Como traçar o planejamento estratégico
- Exemplos de planejamentos para legislativo municipal (vereadores)
- Estratégias por tamanho de cidades: pequena, média e grande
- Estratégias por tipo de campanha: arrancada e reeleição
- Exemplos de planejamentos para executivo municipal (prefeitos)
- Estratégias por tamanho de cidades: pequena, média e grande
- Estratégias por tipo de campanha: arrancada, reeleição e retirada
- Fases da campanha (pré-campanha e campanha)
- Como aplicar as etapas da comunicação na campanha eleitoral
Módulo 4: Planejamento por fase
- Ações da fase de aquecimento
- Ações da fase de pré-campanha
- Ações da fase de campanha