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Sobre o curso

O que hoje define uma instituição ou seus representantes políticos é a mensagem projetada por sua atuação na comunicação com os públicos relacionados. Quando bem definida, mesmo sob ataque de notícias falsas ou atos de guerrilha virtual, a reputação permanece intacta ou sofre apenas pequenos danos.

Falar sobre economia da reputação e trocas simbólicas tem sido cada vez mais comum em diversos setores, com ou sem fins lucrativos, cujos produtos e causas tem seus objetivos impactados pela avaliação de sua imagem perante seu público-alvo.

No campo político, por exemplo, o debate de ideias e projetos acontece hoje, em boa parte, nos canais digitais, com a ampliação de cidadãos interessados em participar ativamente das ações políticas, utilizando smartphones, tablets e computadores conectados para fazer valer as suas opiniões, fiscalizando a atuação de políticos, produzindo e disseminando informações.

Com base nos conceitos da economia da reputação e seus impactos na comunicação política e governamental, este curso busca, por meio de exemplos práticos, apresentar estratégias de construção, correção e manutenção de reputação e imagem de instituições públicas e representantes que atuam na articulação de políticas públicas, tanto no legislativo, quanto no executivo, nas esferas federal, estadual e municipal.

O que você vai aprender?

  • Compreender os conceitos base da economia da reputação e como impactam no contexto político contemporâneo
  • Qualificar relevância dos atos do mandato para finalidade de construção de reputação
  • Identificar públicos sensíveis a atuação do representante político
  • Identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
  • Escolher canais e ferramentas para comunicação de acordo com objetivos, público e atuação
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade
Guia do Marketing Político

Prof. Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.

Metodologia

Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.

Carga Horária

6 horas

Programa Completo

Módulo 1: Conceitos

  1. A economia da reputação
  2. Reputação em mecanismos de buscas
  3. O que é uma construção

Módulo 2: Por dentro da comunicação política

  1. Conhecendo o tripé de composição macro do conteúdo político
  2. Os melhores exemplos de construção de reputação
  3. Principais canais para comunicação política
  4. A internet como canal prioritário para construção de imagem

Módulo 3: Utilizando a lógica do inbound marketing

  1. Fundamentos do inboud markerting
  2. Por que inbound na política?
  3. A jornada do consumidor de conteúdo e a jornada do eleitor
  4. Definição de persona

Módulo 4: Planejamento e Estratégias de conteúdo

  1. Dogmas e Mitos de conteúdo
  2. Definindo a melhor estratégia de conteúdo de acordo com o canal de comunicação
  3. Formatação e características da política de conteúdo dos canais digitais
  4. Usando das melhores práticas para produzir conteúdo
  5. Como identificar as melhores pautas
  6. Construção de storytelling de médio e longo prazo

Módulo 5: A entrega do conteúdos para públicos de interesse

  1. Eventos off-line
  2. Discursos
  3. Elementos essenciais para engajamento em redes sociais
  4. Mecanismos de busca
  5. E-mail marketing, newsletter, lista de transmissão e variáveis

Módulo 6: Monitoramento e avaliação (médio e longo prazo)

  1. Relacionamento com o cidadão
  2. Técnicas de monitoramento de imagem
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