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Sobre o curso

Em meio à enorme quantidade de conteúdo produzido por candidatos, as campanhas que desejam diferenciar-se das demais e engajar militantes e eleitores, precisam acertar no tom, na linguagem, no tema, no canal, na frequência, no formato e no argumento.

O curso destina-se a preparar profissionais para planejar e desenvolver estratégias de conteúdo político, independentemente da plataforma digital escolhida (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou WhatsApp).

Com a metodologia do curso “Construção de narrativas para comunicação política” os alunos aprenderão como construir a imagem-alvo a ser explorada na produção do conteúdo, os meios mais adequados para disseminação, a planejar e a coordenar a comunicação política de forma eficiente e assertiva.

O que você vai aprender?

  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
  • Planejar a comunicação política de um político, com mandato eletivo ou cargo de confiança
  • identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
  • Publicar corretamente os conteúdos de acordo com os canais escolhidos (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou Whatsapp)
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade
Guia do Marketing Político

Prof. Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.

Metodologia

Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.

Carga Horária

4h

Programa Completo

Por dentro da comunicação política

  1. Conhecendo o tripé de composição macro do conteúdo político
  2. Os melhores exemplos uma comunicação política eficiente
  3. Principais canais para comunicação política
  4. A internet como canal prioritário para relacionamento com stakeholder

Estratégias de conteúdo para comunicação política na internet

  1. Definindo a melhor estratégia de conteúdo de acordo com o canal de comunicação
  2. Formatação e características da política de conteúdo dos canais digitais
  3. Usando das melhores práticas para produzir conteúdo
  4. Como identificar as melhores pautas
  5. Construção de storytelling de médio e longo prazo

A entrega do conteúdos para públicos de interesse

  1. Elementos essenciais para engajamento em redes sociais
  2. Mecanismos de busca, redes sociais e mensagens eletrônicas (e-mail, Whatsapp e SMS)
  3. Trabalhando com mecanismos de busca em busca da reputação online
  4. Escolhendo quando usar e-mail marketing, newsletter, lista de transmissão e variáveis
  5. Aplicando inbound marketing para comunicação política

Estabelecendo modelo de governança

  1. Matriz de responsabilidade
  2. Organograma funcional
  3. Cargos e funções
  4. Fluxos operacionais
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