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Sobre o curso

Nas eleições em 2018, o conteúdo segmentado será o principal motor para mobilização dos
eleitores. O grande segredo é fazer o conteúdo certo chegar no público certo por meio do
impulsionamento de posts, atingindo objetivos como: identificar ameaças e oportunidades,
compreender o que os eleitores estão pensando, estabelecer diálogo segmentado com eleitores,
promover a plataforma política do candidato, mobilizar a militância, gerenciar crises de imagem
e desmentir boatos, entre outros.

O que você vai aprender?

  • Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
  • Planejar a comunicação política de um político, com mandato eletivo ou cargo de confiança
  • Identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
  • Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
  • Publicar corretamente os conteúdos de acordo com os canais escolhidos (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou WhatsApp)
  • Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade
Guia do Marketing Político

Prof. Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).

Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.

Metodologia

Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.

Carga Horária

5 horas

Programa Completo

Módulo 1: Objetivos do conteúdo

  1. Engajar a militância
  2. Aprofundar temas
  3. Sensibilizar eleitores
  4. Combater boatos
  5. Aumentar a confiança no candidato
  6. Arrecadar recursos

Módulo 2: Linha do tempo

  1. Fases da campanha
  2. Fases da comunicação

Módulo 3: Que história vamos contar?

  1. Campanhas são como óperas
  2. Enredo
  3. Personagens
  4. Trilha sonora
  5. Figurino
  6. Público
  7. Moral

Módulo 4: Planejamento de conteúdo

  1. Quando?
  2. Onde?
  3. O que?
  4. Para quem?
  5. Como?
  6. Quem?

Módulo 5: Conteúdo para anúncios

  1. Facebook
  2. Google
  3. O que diz a lei

Módulo 6: Conteúdos que mobilizam

  1. Live
  2. E-mail marketing
  3. Mensagens de WhatsApp
  4. Vídeos
  5. Fotos
  6. Formatos diferenciados
  7. Enquetes
  8. Links relevantes
  9. Combate a boatos

Módulo 7: Métricas e controles

  1. Métricas
  2. Controles

Módulo 8: - Dicas

  1. Quantidade de publicações
  2. Conteúdos que não mobilizam
  3. Indexação
  4. Regionalização e alcance
  5. Segmentação
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