Estratégias de conteúdo para campanha eleitoral
Sobre o curso
Nas eleições em 2018, o conteúdo segmentado será o principal motor para mobilização dos
eleitores. O grande segredo é fazer o conteúdo certo chegar no público certo por meio do
impulsionamento de posts, atingindo objetivos como: identificar ameaças e oportunidades,
compreender o que os eleitores estão pensando, estabelecer diálogo segmentado com eleitores,
promover a plataforma política do candidato, mobilizar a militância, gerenciar crises de imagem
e desmentir boatos, entre outros.
O que você vai aprender?
- Estruturar políticas de conteúdo segmentadas para públicos de interesse
- Planejar a comunicação política de um político, com mandato eletivo ou cargo de confiança
- Identificar as melhores oportunidades para posicionamento de opiniões
- Planejar conteúdos com boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google
- Publicar corretamente os conteúdos de acordo com os canais escolhidos (blog, Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, SMS ou WhatsApp)
- Organizar a produção do conteúdo com planilhas de controle e produtividade

Prof. Marcelo Vitorino
Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.
Dedicado a campanhas digitais desde 2008, tem em seu currículo campanhas em todas as esferas eleitorais, como as de Gilberto Kassab para prefeitura de São Paulo em 2008, Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, governos de Rondônia (Confúcio Moura, 2014), Ceará (Camilo Santana, 2014), Santa Catarina (Raimundo Colombo, 2010). Atuou também em diversas campanhas para deputados federais e presidenciais com José Serra (2010) e Geraldo Alckmin (2018).
Também ministra palestras e treinamentos para os maiores partidos do Brasil. É professor no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM em São Paulo e na escola de marketing digital Presença Online.
Metodologia
Curso 100% on-line composto de videoaulas, além de material complementar para download e leitura.
Carga Horária
5 horas
Programa Completo
Módulo 1: Objetivos do conteúdo
- Engajar a militância
- Aprofundar temas
- Sensibilizar eleitores
- Combater boatos
- Aumentar a confiança no candidato
- Arrecadar recursos
Módulo 2: Linha do tempo
- Fases da campanha
- Fases da comunicação
Módulo 3: Que história vamos contar?
- Campanhas são como óperas
- Enredo
- Personagens
- Trilha sonora
- Figurino
- Público
- Moral
Módulo 4: Planejamento de conteúdo
- Quando?
- Onde?
- O que?
- Para quem?
- Como?
- Quem?
Módulo 5: Conteúdo para anúncios
- O que diz a lei
Módulo 6: Conteúdos que mobilizam
- Live
- E-mail marketing
- Mensagens de WhatsApp
- Vídeos
- Fotos
- Formatos diferenciados
- Enquetes
- Links relevantes
- Combate a boatos
Módulo 7: Métricas e controles
- Métricas
- Controles
Módulo 8: - Dicas
- Quantidade de publicações
- Conteúdos que não mobilizam
- Indexação
- Regionalização e alcance
- Segmentação